Muitas pessoas começam a se sentir melancólicos e ansiosos constantemente e não imaginam que podem estar doentes. A depressão é uma doença que pode originar a partir de fatos específicos como morte de pessoas queridas ou simplesmente surgir sem motivo aparente, sendo a soma de pequenos eventos mal resolvidos ao longo da vida ou porque o corpo físico e mental está precisando de algum complemento nutricional ou hormonal.
Essa doença atinge muitas pessoas, principalmente mulheres (devido também a distúrbios hormonais) e atinge diversos níveis: leves, moderados e crônicos. Os crônicos são melhor resolvidos com tratamentos acompanhados por terapeutas e psiquiatras. Para os casos de depressão moderada ou leve, a pessoa poderá fazer muito por si mesma incorporando à sua rotina exercícios físicos e uma alimentação balanceada. É sempre importante passar por uma consulta médica para que junto ao diagnóstico de depressão e o grau em que se encontra, defina-se com o médico o melhor tratamento.
-Tudo de que você precisa são 20 minutos de exercícios aeróbicos 3 vezes por semana. Caminhar, erguer pesos, pular corda, andar de bicicleta - qualquer exercício funciona.
- Se você está seguindo uma dieta com alto teor de proteínas, a falta de carboidratos pode estar contribuindo para a tristeza. Alimentos como frutas e legumes, feijões e grãos integrais ajudam o cérebro a produzir serotonina, substância que regula o humor.
- Coma peixe 3 vezes ou mais por semana. Pesquisadores finlandeses descobriram que as pessoas que comem peixe menos de 1 vez por semana têm incidência 31% maior de depressão leve a branda do que as que comem peixe com mais freqüência. Atum, salmão, sardinha e cavala são as melhores opções, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a função normal do cérebro. Há evidências de que influenciam a produção de serotonina.
- Se tiver o hábito de tomar café ou refrigerantes, reduza o consumo ou mesmo corte-os do cardápio.
Pesquisas demonstram uma ligação da cafeína, que suprime a produção de serotonina, com a depressão. Nada de álcool. Embora vinho, cerveja ou outras bebidas possam inicialmente melhorar o ânimo, o álcool é na verdade um depressivo.
CHÁ DE ERVA-DE-SÃO-JOÃO
Mais de 20 estudos científicos mostraram que a erva-de-são-joão ajuda a aliviar a depressão branda, possivelmente porque permite a produção de substâncias cerebrais entre as células nervosas, imitando a ação de alguns antidepressivos.
COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
SUPLEMENTO DO COMPLEXO B
Baixos níveis de vitaminas do complexo B foram associados com a depressão. Na RAÍZES DA TERRA, você encontra fitoterápicos como levedo de cerveja, ricos em vitaminas do complexo B.
É importante lembrar que os suplementos podem ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão, mas você deve seguir corretamente as recomendações médicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário