quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Zinco: MINERAL ESSENCIAL PRO NOSSO ORGANISMO


Zinco: poderoso nutriente
o ZINCO é de extrema importância para o organismo por ter diversas funções. Auxilia o sistema imunológico na defesa do corpo, ajuda na cicatrização, melhora o paladar, faz parte do desenvolvimento fetal da criança, é antioxidante (combate os radicais livres), faz parte da síntese de DNA, mantém as membranas celulares íntegras e é necessário para a atividade de 300 enzimas, ou seja, participa de muitas reações que ocorrem no organismo.

Sua deficiência pode levar à redução da memória e da concentração, irritabilidade, hiperatividade, eczema (inflamação da
pele), erupções, pele seca, fadiga, convulsões, acne, queda de cabelos, cabelos quebradiços e secos, calvície precoce, unhasfrágeis, quebradiças e com manchas (em geral brancas), diminuição do olfato e do apetite.

Já a deficiência grave desse nutriente resulta em danos ainda mais sérios para a saúde, como retardo no crescimento, maturação sexual retardada, impotência, alopécia, lesões cutâneas, glossite (inflamação da língua), distrofia de unha, deficiências imunes, distúrbios do comportamento, paladar prejudicado (hipogeusia), cura lenta de feridas, apetite e ingestão alimentar prejudicados e lesões oculares, incluindo a fotofobia e a falta de adaptação à escuridão.

Sabendo da grande importância do zinco para o nosso corpo, tente aumentar o consumo dos alimentos ricos em tal mineral e não deixe de ingerí-los diariamente. Veja a lista a seguir:

- Carne (principalmente vermelha).
- Frutos do mar, ostra.
- Cereais integrais.
- Feijão, lentilha, ervilha e grãos em geral.

Na RAÍZES DA TERRA tem diversos tipos de grãos, entre eles lentilhas, grão-de-bico, além de muitos cereais integrais.

Nenhum comentário: