segunda-feira, 27 de outubro de 2008

DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS DIET E LIGHT

Diet X Light

Existe uma grande confusão na mente do consumidor desde que foram introduzidos no mercado os alimentos diet e light. 

Muitos consumidores acreditam que o alimento diet é um alimento de baixo valor calórico ou que não contém calorias e, desta maneira, permitido para as pessoas que precisam ou desejam perder peso. Mas isso não é verdade.

O que é Alimento Diet?
 
Alimento diet é aquele que possui ausência de um ou mais nutrientes (por exemplo: ou é isento de carboidratos ou açúcares, ou de gorduras, ou de proteínas, ou isento de sódio ou outro nutriente).

Para quem está indicado o alimento diet?
 
Os alimentos diet são indicados para as dietas com restrição de açúcar ou de sal, restrição de gorduras, proteínas e colesterol.

Por exemplo: para os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal. Assim, um alimento diet não significa que este alimento possua menos calorias.

A exemplo disto podemos citar o caso de alguns chocolates diet que, apesar de não conterem açúcar, possuem praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.

O que é Alimento Light?
 
É aquele alimento que apresenta uma redução de 25% no valor calórico e os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. Para que o alimento possua uma redução nas calorias, é fundamental que haja diminuição de um dos nutrientes que fornecem calorias, como os carboidratos, gorduras ou proteínas.

Se houver apenas a redução de sal (que não possui calorias), não haverá redução de calorias. No caso de alimento sólido, por exemplo, no que se refere ao valor calórico, que é o caso mais comum, o valor total da redução deve ser, no mínimo, de 40 calorias para cada 100g de alimento e para os líquidos esse valor deve ser, no mínimo, de 20 calorias para cada 100ml.

Fique atento, leia com cuidado e compare os rótulos dos alimentos diet e light com os alimentos convencionais, pois é fácil ocorrer confusão. Verifique se realmente irão atender às suas necessidades, pois estes alimentos costumam ser mais caros que os alimentos convencionais.


Qual é a diferença entre fibra e germe de trigo?
 
Também conhecida por farelo de trigo, a fibra de trigo é a camada mais externa do grão, onde se concentra a maior quantidade de fibras deste alimento.

É também rica em proteína e ferro, além de conter baixo teor de gorduras saturadas. O germe de trigo é a parte germinativa do grão, onde se encontram a maior parte dos nutrientes do trigo. É rico em fibras, sais minerais, vitaminas, proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina E. Ambos podem ser utilizados em sopas, massas, vitaminas, iogurtes, sucos e consumidos com frutas.

 



Fonte:
Dra. Celiane Gonçalves

Nenhum comentário: