quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ALIMENTOS CONTRA O STRESS

Quando estamos estressados, nosso corpo consome em excesso certos nutrientes. São eles:

Silício
Vitaminas do complexo B (principalmente a Biotina)
Zinco
Selênio
Vitamina A
Vitamina E
Magnésio
Proteína (aminoácidos)

Assim, esses nutrientes, essenciais para a saúde mental e para a manutenção de outras funções como circulatória e digestiva tornam-se insuficientes. Dessa forma é provável que a pessoa estressada possa sofrer com intestino preso, queda de cabelo e cansaço mental.

Para que seu corpo não sofra em excesso com o stress, a sua alimentação deverá ser rica nos nutrientes citados acima. Para auxiliá-lo, citamos alimentos que são fonte desses nutrientes (MUITOS DELES PODEM SER ENCONTRADOS NA RAÍZES DA TERRA - todos os produtos em verde podem ser encontrados na nossa loja):

Fontes de SILÍCIO: Aveia e farelos de aveia.
Fontes de vitaminas do COMPLEXO B (incluindo a Biotina): Levedura de Cerveja (indica-se o uso de 1/2 colher de chá por dia), Aipo (este legume é ótima fonte da vitamina B3 e é também sedativo - muitos a consomem de noite para uma boa noite de sono.
Fontes de ZINCO: Grãos como de soja, grão de bico, lentilhas, etc, além de castanhas do pará, pistaches, nozes, amêndoas (oleaginosas em geral) - Recomenda-se o consumo de 3 ao dia - e, no máximo, 7.
Fontes de SELÊNIO: oleaginosas e peixes.
Fontes de VITAMINA A: folhas verdes em geral e vegetais e frutas amarelos, laranjas e vermelhos. (Mas atenção: é essencial que o organismo possua zinco para conseguir transformar o betacaroteno em vitamina A).
Fontes de VITAMINA E: Manteiga, gema e óleos de peixes.
Fontes de MAGNÉSIO: Grãos integrais (lentilhas, arroz, etc), macarrão integral, cereais integrais (aveia, etc) e folhas verdes escuras. Por isso, recomenda-se o consumo de sucos verdes para aumentar os níveis de magnésio no organismo.

FONTE: Patrícia Davidson, nutricionista, em entrevista no Programa Sem Censura da TV Brasil - dia 24 de setembro de 2008.

Nenhum comentário: