quinta-feira, 9 de outubro de 2008

GENGIBRE




Uma das mais antigas plantas medicinais, o gengibre têm propriedades que podem prevenir náuseas, artrite, gripe e até doenças nervosas. 

Por conta do folclore junino, aumenta o consumo de gengibre nesta época. Rico em proteínas, vitamina C, B3 e B6, cálcio, ferro, selênio e zinco, o produto é usado há vários séculos na Ásia, pois ajuda no tratamento contra náuseas, dores de cabeça, congestão no peito, gripe, diarréia, dor de estômago, doenças nervosas, reumatismos e auxilia no tratamento da rouquidão e dor de garganta.

A médica ortomolecular Sylvana Braga, reumatologista e fisiatra, costuma indicar gengibre como antiinflamatório  em doenças reumáticas como osteoartrose e artrite reumatóide. Diante de tantas vantagens, ideal é adotar o ingrediente na dieta básica do dia-a-dia e não apenas nos meses mais frios.

Popularmente, o chá de gengibre é muito usado para tratamento de resfriados, gripes e tosses. Também é muito consumido em restaurantes japoneses, devido ao gosto marcante e da alta ação digestiva.

Versátil, pode ser utilizado na culinária de diversas maneiras, em pratos doces ou salgados, bebidas, saladas, temperos, geléias e molhos. Há ainda o pó de gengibre que pode ser utilizado para preparar pastas, massas, cremes, molhos agridoces, carnes, sopas, entre outros. Agora, se o desejo é prevenir-se ainda mais, os cristais de gengibre - versões doce ou salgada -, disponíveis em pequenos vasilhames plásticos, podem ser conduzidos no bolso e consumidos a qualquer hora.

Fonte : Vida Integral

Nenhum comentário: