sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CHÁ VERDE


Na RAÍZES DA TERRA, você encontra o chá verde de algumas marcas conceituadas como da 'amor a vida', vendidas em sachês, pacotes ou a granel.
As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Também conhecido como banchá, o chá verde é rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Contém manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2. Ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias. Está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde, teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados.

Como preparar: para preservar os princípios ativos da erva, deve-se ferver a água e, assim que levantar fervura, desligar o fogo, acrescentar o chá verde (2 colheres de sopa para cada 1 litro de água) e abafar por 3 minutos. Depois é só coar e tomar (Pode-se manter em garrafa térmica, sem que ele perca suas propriedades por, no máximo, 8 horas).

O chá gelado: basta adicionar 2 colheres de sopa de chá verde em 1 litro de água fria e deixar por 4 horas na geladeira.

Dicas: caso não aprecie o sabor amargo do chá verde, basta acrescentar à infusão hortelã, cidreira, erva-doce ou outro chá saboroso de sua preferência. Na RAÍZES DA TERRA, você encontra uma grande variedade de chás. Além de tornar seu chá verde mais gostoso, você adiciona mais propriedades à ele.

Nenhum comentário: