segunda-feira, 27 de outubro de 2008

DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS DIET E LIGHT

Diet X Light

Existe uma grande confusão na mente do consumidor desde que foram introduzidos no mercado os alimentos diet e light. 

Muitos consumidores acreditam que o alimento diet é um alimento de baixo valor calórico ou que não contém calorias e, desta maneira, permitido para as pessoas que precisam ou desejam perder peso. Mas isso não é verdade.

O que é Alimento Diet?
 
Alimento diet é aquele que possui ausência de um ou mais nutrientes (por exemplo: ou é isento de carboidratos ou açúcares, ou de gorduras, ou de proteínas, ou isento de sódio ou outro nutriente).

Para quem está indicado o alimento diet?
 
Os alimentos diet são indicados para as dietas com restrição de açúcar ou de sal, restrição de gorduras, proteínas e colesterol.

Por exemplo: para os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal. Assim, um alimento diet não significa que este alimento possua menos calorias.

A exemplo disto podemos citar o caso de alguns chocolates diet que, apesar de não conterem açúcar, possuem praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.

O que é Alimento Light?
 
É aquele alimento que apresenta uma redução de 25% no valor calórico e os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. Para que o alimento possua uma redução nas calorias, é fundamental que haja diminuição de um dos nutrientes que fornecem calorias, como os carboidratos, gorduras ou proteínas.

Se houver apenas a redução de sal (que não possui calorias), não haverá redução de calorias. No caso de alimento sólido, por exemplo, no que se refere ao valor calórico, que é o caso mais comum, o valor total da redução deve ser, no mínimo, de 40 calorias para cada 100g de alimento e para os líquidos esse valor deve ser, no mínimo, de 20 calorias para cada 100ml.

Fique atento, leia com cuidado e compare os rótulos dos alimentos diet e light com os alimentos convencionais, pois é fácil ocorrer confusão. Verifique se realmente irão atender às suas necessidades, pois estes alimentos costumam ser mais caros que os alimentos convencionais.


Qual é a diferença entre fibra e germe de trigo?
 
Também conhecida por farelo de trigo, a fibra de trigo é a camada mais externa do grão, onde se concentra a maior quantidade de fibras deste alimento.

É também rica em proteína e ferro, além de conter baixo teor de gorduras saturadas. O germe de trigo é a parte germinativa do grão, onde se encontram a maior parte dos nutrientes do trigo. É rico em fibras, sais minerais, vitaminas, proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina E. Ambos podem ser utilizados em sopas, massas, vitaminas, iogurtes, sucos e consumidos com frutas.

 



Fonte:
Dra. Celiane Gonçalves

COMO PERDER PESO DE FORMA SAUDÁVEL




O que fazer para perder peso de forma saudável? 
A melhor alternativa para uma perda de peso saudável e duradoura é uma alimentação balanceada aliada a mudanças no estilo de vida e a prática regular de atividade física. 

Veja, a seguir, algumas dicas que contribuem para uma reeducação alimentar:

  • Evite longos períodos sem se alimentar. O ideal é consumir pouca quantidade e melhor qualidade, distribuídos em seis refeições.
  • Mastigue bem os alimentos, procurando realizar as refeições em ambientes tranqüilos.
  • Aumente a ingestão de líquidos entre as refeições. Consuma no mínimo 2 litros por dia (água, sucos naturais, chás gelados e água de coco).
  • Prefira arroz, pães e cereais integrais a refinados, por terem maior quantidade de fibras proporcionando maior saciedade.
  • Consuma carnes magras, frango e peixe sem peles.
  • Prefira preparações assadas, grelhadas, cozidas e refogadas ao invés de preparações como frituras, à milanesa e a dorê.
  • Evite alimentos ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon, óleo vegetal. Além disso, mantenha distância de petiscos e aperitivos calóricos (os famosos "tira-gostos", como o amendoim, salgadinhos industrializados, condimentados e batatas fritas). Uma opção é substituí-los por legumes temperados e cortados (como pepinos, etc.) ou queijo branco temperado com azeite e orégano.
  • Substitua leites e derivados integrais por desnatados.
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. O ideal é consumir uma refeição bem colorida para garantir vitaminas e minerais.
  • Aumente o consumo de saladas de verduras e legumes. Incremente com ingredientes como peito de peru, cubos de frango ou peixe, quinua, gergelim, semente de linhaça dourada entre outros. Isto deixará sua refeição mais completa e nutritiva.
  • Prefira sobremesas à base de frutas, diet ou light.
  • Prefira os sorvetes ou picolés de frutas à base de água, pois são menos calóricos.
  • Não vá ao supermercado com fome, isso facilita a compra de alimentos calóricos e guloseimas.
  • Para que o resultado esperado seja duradouro e seu corpo se adapte a nova condição, a perda de peso deve ser lenta e progressiva.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Outra receitinha de granola


Granola caseira 
Fonte: Minha Vida

Ingredientes
1/2 xícara de mel de abelhas
1 colher (café) de canela 
1/3 xícara de amêndoas cruas picadas 
1/4 xícara (chá) de uva passa 
4 xícaras (chá) de aveia integral 
1/2 xícara (chá) de óleo de canola 
1/3 xícara (chá) de gérmen de trigo 
1/3 xícara (chá) de semente de linhaça


Na RAÍZES DA TERRA tem mel, canela, amêndoas, uva passa, aveia, gérmen de trigo, semente de linhaça.


Modo de Preparo: 

Coloque em uma tigela a aveia, o gérmen de trigo, as amêndoas e as sementes de linhaça. Salpique com a canela em pó e misture bem. Acrescente o óleo e misture novamente. Coloque o mel e misture mais uma vez, até envolver toda a mistura com mel. Forre 2 assadeiras (30 cm) com papel manteiga e espalhe metade da granola em cada uma para fazer uma camada bem fina.
Asse por cerca de 30 minutos em forno pré aquecido em médio. Fique atento, pois apesar de parecer úmida, a granola estará no ponto. Depois de esfriar, ela ficará crocante. Retire do forno e deixe esfriar. Acrescente as passas e armazene em potes herméticos.

Rendimento: 10 porções 
Calorias: 242,4 por porção

10 Super alimentos que ajudam a emagrecer




10 superalimentos que ajudam a emagrecer 
Dieta saudável é sinônimo de variedade no prato, como você já sabe. Mas que tal incluir nessa seleção alguns alimentos superpoderosos quando o assunto é combater os quilinhos a mais? Quem dá a dica é a super nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella.
Munida de todo seu aparato técnico, infalível contra qualquer gordurinha mais saliente, ela indica em primeira mão 10 delícias (entre elas, bebidas) favoráveis ao emagrecimento e à longevidade.
Mas atenção: esses heróis na luta contra o ponteiro da balança não conseguem nada sozinhos, trata-se de um trabalho de equipe. "Não é porque a maçã está na lista que você pode riscar todas as outras frutas do cardápio" , alerta Roberta sobre a importância de um menu balanceado.

Arroz integral: típico integrante das refeições dos brasileiros, o arroz tradicional deve ser substituído de vez pelo integral. Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.

Feijão: mais um tradicional participante do prato brasileiro, esse tipo de leguminosa é rico em proteínas livres de gordura saturada. O que isso quer dizer? Simples, comilança sem preocupações com os níveis de mau colesterol.

Peixes: são fontes de ômega-3, um tipo de gordura importante na composição da membrana celular. Também desempenha um papel relevante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Portanto, conte com as poucas calorias dos peixes para manter o equilíbrio da balança e da saúde.

Granola: trigo e aveia integrais são a base dessa mistura, que torna o café-da-manhã muito mais energético. Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado, prevenindo o desenvolvimento do diabetes. A granola ainda melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.

Nozes: elas se destacam pelo alto valor nutricional: são ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes ajudam não só o emagrecimento, como a manutenção do peso. Só não exagere na dose, pois a ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso. Elas rendem um ótimo lanche entre as refeições principais. Uma porção de seis unidades contém 115 calorias. 

Maçã: 83% da composição dessa fruta é derivada da água, fazendo com que seu valor calórico seja baixo (a unidade tem apenas 60 calorias). A maçã ainda é rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em gorduras. Na hora do consumo, nada de descartar a casca. Ela é fonte de fibras e de diversos nutrientes. 

Tomate: entre tantos benefícios, o tomate está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para usufruir de todas as vantagens do legume é ingeri-lo cozido ou processado. 

Água: ainda está para existir uma bebida que supere a qualidade da água. Além de despontar como líder no ranking dos hidratantes, ela é capaz de espantar a sensação de fome se consumida regularmente ao longo do dia desde, é claro, que você não pule nenhuma refeição. E o melhor de tudo é que ela não agrega nenhuma caloria à sua dieta 

Chás: são ótimos estimulantes da função renal e ajudam a eliminar as toxinas com seu poder diurético. Durante a perda de peso, o chá favorece a pouca ingestão de alimentos, diminuindo assim, as calorias totais do dia.

Leite desnatado: ele apresenta uma quantidade de gordura reduzida (e de calorias também), comparando à versão integral, e entra em cena contra a osteoporose, já que é uma excelente fonte de cálcio. Somando suas qualidades, o leite desnatado pode ser considerado um parceiro ideal para ficar de bem com a balança.


Na RAÍZES DA TERRA você encontra diversos tipos de chá que estimulam o emagrecimento, arroz integral, nozes e granola (comum ou diet - além de todos ingredientes vendidos a granel para compor a sua granola de acordo com sua preferência - veja neste blog receitas de granola).

PARA REDUZIR A TAXA DE COLESTEROL




Pessoas que apresentam colesterol elevado devem evitar alimentos ricos nesse tipo de gordura , alerta Roberta Stella, nutricionista, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida. Na lista proibida para quem está sofrendo com as taxas elevadas de colesterol, a especialista cita produtos de origem animal, como leite e derivados integrais, carnes e embutidos. Além disso, vale dar preferência aos alimentos ricos em fibras. Por exemplo, frutas, legumes, verduras e cereais integrais (arroz integral, aveia, pão integral, entre outros) .

Na RAÍZES DA TERRA tem diversos tipos de cereais integrais.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Zinco: MINERAL ESSENCIAL PRO NOSSO ORGANISMO


Zinco: poderoso nutriente
o ZINCO é de extrema importância para o organismo por ter diversas funções. Auxilia o sistema imunológico na defesa do corpo, ajuda na cicatrização, melhora o paladar, faz parte do desenvolvimento fetal da criança, é antioxidante (combate os radicais livres), faz parte da síntese de DNA, mantém as membranas celulares íntegras e é necessário para a atividade de 300 enzimas, ou seja, participa de muitas reações que ocorrem no organismo.

Sua deficiência pode levar à redução da memória e da concentração, irritabilidade, hiperatividade, eczema (inflamação da
pele), erupções, pele seca, fadiga, convulsões, acne, queda de cabelos, cabelos quebradiços e secos, calvície precoce, unhasfrágeis, quebradiças e com manchas (em geral brancas), diminuição do olfato e do apetite.

Já a deficiência grave desse nutriente resulta em danos ainda mais sérios para a saúde, como retardo no crescimento, maturação sexual retardada, impotência, alopécia, lesões cutâneas, glossite (inflamação da língua), distrofia de unha, deficiências imunes, distúrbios do comportamento, paladar prejudicado (hipogeusia), cura lenta de feridas, apetite e ingestão alimentar prejudicados e lesões oculares, incluindo a fotofobia e a falta de adaptação à escuridão.

Sabendo da grande importância do zinco para o nosso corpo, tente aumentar o consumo dos alimentos ricos em tal mineral e não deixe de ingerí-los diariamente. Veja a lista a seguir:

- Carne (principalmente vermelha).
- Frutos do mar, ostra.
- Cereais integrais.
- Feijão, lentilha, ervilha e grãos em geral.

Na RAÍZES DA TERRA tem diversos tipos de grãos, entre eles lentilhas, grão-de-bico, além de muitos cereais integrais.

FRUTAS OLEAGINOSAS






Apesar das frutas oleaginosas conterem muitas calorias, elas também são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras mono-insaturada e poli-insaturada, vitaminas e minerais.

Amêndoas:são ricas em potássio e vitamina E.

Castanha de Cajú: possui proteínas ricas em aminoácidos essenciais.

Castanha do Pará: fornece o mineral selênio, que é antixiodante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde

Nozes: por conterem grande quantidade de calorias, são famosas como fonte de energia. Além disso, nozes são uma ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal. 

Pistache: contém mais luteína (normalmente encontrada em verduras escuras), beta caroteno (formador da vitamina A) e gama tocoferol (a principal forma de vitamina E) do que outras nozes. "Comer entre 40 e 85 gramas de pistache por dia diminuiu o risco de doenças cardiovasculares, por diminuir significativamente os níveis de colesterol (LDL) e reduzirsignificantemente as proporções de lipoproteínas", de acordo com a pesquisadora Sarah K. Gebauer, que apresentou estudo sobre o tema no encontro Biologia Experimental, em Washington, EUA. Fonte: Mundo Estudo

Na RAÍZES DA TERRA, você encontra essas variedades de frutas oleaginosas vendidas a granel


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DIETA DOS 3 CHÁS


FONTE: REVISTA SOU+eU.COM da editora abril


DIETA DOS TRÊS CHÁS

"Perdi 17 kg tomando chás de camomila, gengibre e cavalinha entre as refeições"


A DONA DA HISTÓRIA:
 Renata Giolo, 24 anos, analista de sistemas, Campinas, SP

O que ela diz: "Comecei minha reeducação alimentar com os chás de camomila, de gengibre e de cavalinha entre as refeições. Essas ervas ajudam a melhorar a digestão, diminuir a retenção de líquidos e desintoxicar o organismo. Era 1 litro dessa combinação de chás por dia. Preparava-os em infusão em casa, com as ervas mesmo. Perdi 17 kg e não voltei a engordar".

COMO PREPARAR O CHÁ DA DIETA:

Ingredientes

 1 colher (chá) de camomila

 1 colher (chá) de cavalinha

 1 pedaço de 1 a 2 cm de gengibre


Na RAÍZES DA TERRA tem: camomila, cavalinha e gengibre


Modo de preparo

1. Ferva 1 litro de água

2. Despeje a água em um recipiente contendo o gengibre, a camomila e a cavalinha

3. Deixe descansar por cinco minutos

4. Coe. O chá pode ser bebido quente ou frio.


Foto: meramente ilustrativa (fonte: gettyimages.com)