segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

RECEITAS DO MEDITERRÂNEO

Na RAÍZES DA TERRA tem todos os ingredientes em vermelho.

CAPONATA SICILIANA

Prato típico da Sicília, pode ser consumido quente ou frio, como entrada, molho para macarrão ou acompanhamento de carne, peixe e queijo.

Ingredientes:

4 berinjelas médias
6 folhas de aipo
2 cebolas
5 tomates maduros
150g de azeitonas verdes sem caroço
2 colheres de alcaparras
1 colher rasa de açúcar
3 colheres de vinagre de vinho tinto
10 colheres de azeite extra-virgem de oliva
manjericão
sal e pimenta-do-reino

Modo de Fazer:

Lavar as berinjelas e cortá-las em cubinhos, salgar e deixá-las em um escorredor por cerca de uma hora, para que percam o sabor amargo. Enxaguá-las e enxugar com papel de cozinha. Lavar o aipo, cortá-lo em pedaços e colocar para ferver em água por 10 minutos. Depois, escorrer muito bem. Lavar os tomates, tirar a casca, eliminar as sementes e cortar em pedacinhos. Cortar as azeitonas ao meio. Lavar muito bem as alcaparras e cortar as cebolas bem finas. Esquentar o azeite em uma panela ou frigideira grande e fritar as berinjelas por 3 minutos ou até que fiquem douradas. Retirá-las e reservar. No mesmo azeite, refogar as cebolas e o aipo, acrescentar o tomate, as azeitonas e as alcaparras. Temperar com sal e pimenta e deixar em fogo brando por 5 minutos. Acrescentar então as berinjelas e deixar cozinhando por mais 10 minutos, mexendo pouco e delicadamente. Adicionar o açúcar e o vinagre. Mais 4 minutos de cozimento e está pronto. No final, temperar com o manjericão picado. Serve quatro pessoas.


FRESELLA

Ingredientes:

torrada de pão amanhecido
tomate maduro
cebola
aipo
azeitonas verdes
orégano
azeite extra-virgem de oliva
sal
manjericão

Modo de Fazer:

Cortar o tomate em cubos. Picar a cebola, o aipo e as azeitonas verdes. Temperar com sal e azeite. Misturar bem. Completar acrescentando folhas de manjericão picadas e cobrir, com essa mistura, as fatias de pão.


PASTA COM SARDINHAS

Ingredientes:

500g de pasta curta
500g de sardinhas frescas e limpas (sem cabeça e espinha)
200g de erva-doce (com as folhinhas)
3 fatias de alici
50g de uva-passa (deixar de molho na água por alguns minutos e depois coar e enxaguar)
50g de pinoli
cebola
um envelope de açafrão
azeite extra-virgem de oliva
sal e pimenta-do-reino

Modo de Fazer:

Lavar as sardinhas e o alici. Lavar e aferventar a erva-doce em água salgada e, quando estiver cozida, cortar em fatias finas. Guardar a água do cozimento. Colocar quatro ou cinco colheres de azeite de oliva extra-virgem em uma panela. Esquentar e acrescentar as fatias de alici. Mexer até que elas desmanchem e, em seguida, acrescentar o pinoli e a uva-passa. Desmanchar o açafrão na água de cozimento da erva-doce e juntar ao peixe. Deixar em fogo brando por cinco minutos. Depois, adicionar a erva-doce e as sardinhas. Acrescentar então o sal e a pimenta-do-reino. Cobrir a panela e deixar terminar o cozimento. Levar água ao fogo para cozinhar a massa, juntando a água onde foi cozida a erva-doce. Quando ferver, colocar o macarrão. Quando cozido, coar, colocar em uma travessa e cobrir com o molho de sardinhas. Se preferir, pode finalizar com um pouco mais de azeite. Serve seis pessoas.


PEIXE-ESPADA MARINADO

Ingredientes:

4 fatias de peixe-espada
orégano, sal, pimenta e azeite extra-virgem de oliva
alho
limão

Modo de Fazer:

Deixar as fatias de peixe-espada de molho em um recipiente com azeite, um dente de alho picado, orégano, sal e pimenta durante uma hora. Cozinhar as fatias na grelha, temperar com o líquido onde ficou de molho, aquecido por alguns minutos, e servir com fatias de limão. Serve quatro pessoas

Nenhum comentário: