quarta-feira, 5 de novembro de 2008

COMO CHEGAR EM FORMA NO VERÃO


No Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso considerado ideal e, com a proximidade do verão, os quilos a mais parecem incomodar como nunca. A dobradinha alimentação balanceada e atividade física regular ainda é o melhor caminho para quem quer entrar em forma.


Parceria saudável

A atividade física regular é a parceira ideal da alimentação saudável. “Quando andam juntas potencializam a qualidade de vida e a longevidade”, explica o preparador físico Washington Sá. Ele revela que a programação ideal deve incluir atividade aeróbica – esteira e bicicleta ergométrica – e anaeróbica – musculação. Para quem não gosta de freqüentar academias, ele sugere atividades ao ar livre. “Caminhadas nos parques da cidade fazem bem ao corpo à mente e ainda por cima são gratuitas”, destaca.

Para que a preguiça não vença o anseio pela mudança no estilo de vida, Washington diz que é necessário optar por atividade que gere prazer. Ele reforça também a importância da avaliação prévia e da orientação profissional. “Muita gente acaba tendo lesões nas articulações ou problemas de coluna. É preciso aprender a conhecer seu organismo, observar suas peculiaridades e respeitar seus limites”, conclui.

Valem algumas dicas

"Para emagrecer com saúde, com perda de 2% a 5% do peso por mês, é preciso alimentação variada que atue na eliminação de toxinas”, orienta o nutricionista Leonardo Costa, que tem entre seus clientes atletas de alta performance, empresários e executivos. Restringir por conta própria a alimentação está fora de questão, assim como também é prejudicial adotar regimes prescritos para outras pessoas. O especialista esclarece que toda dieta deve ser elaborada sob medida para cada paciente, a partir da anamnese nutricional e de exames físicos e bioquímicos.

De qualquer forma, Leonardo dá dicas que são válidas para quem deseja fazer da alimentação uma aliada. “Quanto mais colorido o prato, mais saudável - cada cor reflete diferentes nutrientes. Os alimentos verdes, como couve a escarola, atuam na desintoxicação graças à clorofila. Já os alaranjados, como caju, são ricos em vitamina C, que auxilia na manutenção de tecidos. Por sua vez os vermelhos, como tomate, atuam contra a ação de radicais livres”, exemplifica.

Outra sugestão é fazer refeições bem longe da TV e do computador e preferencialmente sem pressa. “É preciso ter consciência do que se come e mastigar devagar e muito bem os alimentos. A sensação de saciedade só se manifesta cerca de 30 minutos após o início da refeição”, esclarece o nutricionista. Outro aspecto importante é hidratação. “Água desintoxica o organismo, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de gordura e na eliminação das fezes. Beba de 2 a 3 litros por dia”.

“Não acredite em dietas milagrosas. Para um resultado adequado são necessários: orientação profissional, mudança de hábito e tempo”, afirma Ivonete Castro, diretora do Golden Spa, em São Paulo.


Fonte: Carla Furtado (Vida Integral)

Nenhum comentário: