sexta-feira, 28 de novembro de 2008

OS CEREAIS QUE ENXUGAM O CORPINHO


Os grãos integrais ricos em fibras podem fazer você emagrecer seis vezes mais que em uma dieta comum - Na Raízes da Terra você encontra diversos grãos e outros alimentos integrais. CONFIRA!

Você já pensou em trocar o pãozinho francês do café-damanhã por um delicioso mamão papaia coberto de flocos de aveia? Pode até parecer mentira, mas a segunda opção pode manter você saciada por mais tempo — e não engorda tanto. Além de tudo, melhora o trânsito intestinal e ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. 

O pão francês contém farinha branca, feita com trigo que passou por refinamento. Cereais refinados 
perdem a casca protetora, que é onde fica uma de suas maiores riquezas: as fibras. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alguns dos alimentos ricos em fibras. E quem está de dieta precisa aumentar a ingestão dessas substâncias, porque elas são fundamentais para diminuir o peso. 

Então, para eliminar os quilinhos a mais, você precisa comer pelo menos 25 gramas de fibras por dia. 
Invista na conhecida aveia, no milho, no arroz e no trigo integrais, na cevada e em outros cereais à disposição no supermercado. 

Na próxima vez que for às compras, gaste mais tempo na seção de cereais e leve para casa essas preciosidades amigas da boa forma.

5 motivos para incluir cereais integrais na dieta

· Em um estudo americano, durante um mês um grupo de pessoas em dieta substituiu duas refeições diárias por porções de cereais. Outro grupo consumiu alimentos pouco calóricos, mas tradicionais. A turma dos cereais eliminou seis vezes mais peso do que a outra! 

· Por conter muitas fibras, os cereais integrais preenchem o estômago por mais tempo, afastando 
a fome. As fibras não são digeridas pelo corpo, mas são absorventes. Elas incham no estômago ao 
"chupar" os líquidos e fazem volume, mas sem oferecer nenhuma caloria. Depois, elas percorrem o intestino até serem eliminadas. 

· As fibras provocam uma digestão mais demorada. Por isso, fazem o organismo liberar menos insulina e de maneira mais lenta. Isso significa menor estoque de gordura no corpo. 

· As fibras também ajudam o organismo a absorver menos gordura. É que, no intestino, elas grudam nas porções de gordura e as carregam para fora, pelas fezes. Assim, as taxas de mau colesterol 
no sangue diminuem. 

· O sabor é delicioso! Troque o pão, o arroz e o macarrão pelas versões integrais. Acrescente aveia às frutas, e granola ao iogurte.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

10 DICAS NAS DIETAS RICAS EM FIBRAS












1- Tenha sempre em mente que uma dieta rica em fibras melhora: 

- Obstipação crônica 
- Doença coronariana 
- Hemorróidas 
- Diabetes mielitus 
- Doença diverticular dos cólons 
- Colesterol elevado 
- Síndrome do cólon espástico (irritável) 


2- Tente ao menos dobrar a sua ingestão de fibras ao dia:

- O recomendado é de 20 a 35 gramas ao dia 

3- Procure entender o que são as fibras e de o nde elas vêm: 

Fibras insolúveis:
- Cereais 
- Trigo/ farelo de trigo 
- Grãos 

Fibras solúveis:
- Farelos 
- Frutas 
- Aveia/ farelo de aveia 
- Verduras 

4- Substitua a dieta rica em gorduras por rica em fibras 

5- Mantenha uma constante na quantidade de fibras diárias, considere a necessidade de um complemento em fibras se você: 

- Viaja muito 
- Come na empresa ou em restaurantes 
- Acha difícil conseguir opções alimentares suficientes 

6- Aumente a quantidade de fibras gradualmente 

7- O aumento da ingestão de líquidos é imprescindível 

8- Adicione tanto fibras solúveis como insolúveis 

9- Escolha alimentos ricos em fibras:

Os alimentos ricos em fibras se incluem em uma das seguintes categorias:

Folhas , talos, cascas, sementes e bagaços. Assim sendo todo vegetal que teoricamente peneirado deixasse um resíduo seria classificado como rico em fibras. 

Ex.: couve, alface, brócolis, couve-flor, repolho, almeirão, rúcula, agrião, mandioca, salsão, casca de feijão, bagaço de frutas em geral, etc.

Existe no mercado pronto para a venda e a baixo custo o farelo e o germe de trigo, ambos ricos em fibras.


Fonte:
www.psicobesidade.com.br

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO





- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves

- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

DICAS:
- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).

- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.

- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SUCOS QUE AJUDAM A EMAGRECER


Suco de clorofila 
Ingredientes:
· 3 folhas de capim-limão e adoçante. 
Como fazer:
Bata tudo no liquidificador. Depois, é só coar e beber com uma pedra de gelo. 

Suco de gengibre 
Ingredientes:
·1 abacaxi bem maduro, 5 g de gengibre, 5 g de hortelã e 1 colher de raspas de casca de limão. 
Como fazer:
· Bata tudo no liquidificador com água gelada. 

Suco de maçã com couve 
Ingredientes:
 · 1 folha de couve, 2 maçãs descascadas e 5 g de hortelã. 
Como fazer:
 · Triture os ingredientes no liquidificador com água. 

Suco de beterraba com cenoura 
Ingredientes:
· 1 beterraba, 1 maçã, 4 cenouras e 1 punhado de hortelã. 
Como fazer:
· Centrifugue os alimentos e bata no liquidificador com hortelã.


Na RAÍZES DA TERRA, você encontra gengibre.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

QUAL A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE DEVEMOS INGERIR POR DIA?





BEBER MUITO LÍQUIDO É BOM PARA A SAÚDE?

Tornou-se consenso a idéia de que todos devem ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia para manter o organismo em equilíbrio. Contudo, poucos se questionam sobre os benefícios deste hábito. Aliás, é realmente saudável beber tanta água assim?

De acordo com o clínico geral Paulo Olzon, a quantidade adequada para cada um é variável. Além disso, o médico afirma ser infundada a preocupação de tomar uma quantia mínina, porque o próprio corpo desempenha este controle. "Devemos beber água sempre que sentirmos sede. Não acontece de ingerirmos menos líquido de que precisamos, exceto em casos especiais, como febre muito alta ou coma", afirma o médico. 

O especialista ainda ressalta alguns inconvenientes da mania de beber água sem parar. "A pessoa pode até acordar no meio da noite para ir ao banheiro e acabar gerando uma insônia por conta disso", diz Olzon.

A nutricionista Fabiana Schimdt também põe abaixo a obrigatoriedade de ingerir ao menos dois litros diários. "Existe este padrão, mas nem sempre é verdadeiro", afirma. "As necessidades calóricas variam de pessoa para pessoa, assim como a quantidade de ingestão de água. O tipo de atividade física realizada também altera este percentual", acredita. 

É quase impossível crer que beber muita água possa trazer conseqüências desagradáveis ao organismo. Porém, o excesso nunca é saudável. "A ingestão excessiva dilata o estômago e faz com que a pessoa coma mais. Outro problema é a diminuição do suco gástrico, que acaba atrapalhando a digestão", explica Fabiana.

Nesta questão, o que vale mesmo é usar o bom senso e respeitar os sinais do corpo. Mas, o urologista Pedro Assaf acredita ser difícil consumir água demais no Brasil, já que por ser um País quente as pessoas bebem água conforme sentem a necessidade de se hidratar e acabar com a sede. "O importante é não se esquecer de tomar água para manter os rins e a pele saudáveis", finaliza.


BEBER LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES DÁ BARRIGA?

Preocupada em manter a boa forma e as curvas, você deixou de beber sucos, refrigerantes e água enquanto come. Afinal, nada pior para aumentar a barriga. Mas será que ingerir líquido durante as refeições pode mesmo aumentar a medida de sua cintura? 

"A barriga é uma conseqüência das calorias ingeridas", conta a nutricionista do Promove São Camilo, Débora Rocha. Ela explica que o líquido consumido durante a refeição pode causar uma dilatação momentânea no estômago, daí a idéia de que o líquido pode aumentar a barriga. "É uma dilatação pela quantidade de alimentos que se está ingerindo."  A nutricionista Mariana Vela Reis comenta ainda que beber qualquer tipo de líquido durante uma refeição pode comprometer a acidez gástrica necessária para uma boa digestão e a absorção dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. "Com a digestão comprometida, pode ser que ocorra a fermentação de carboidratos. Esse processo aumenta a formação de gases, dando a sensação de distensão abdominal, ou seja, de 'barriga'."  Segundo Mariana, uma idéia é que se consuma água antes das refeições diárias. Assim, o líquido é rapidamente esvaziado do estômago, permitindo que a acidez gástrica se recupere. "Além disso, como a sensação de sede pode ser confundida com a de fome, uma vez satisfeita a necessidade de líquido, o apetite será proporcional à necessidade de consumo de alimentos, evitando compulsões", explica.  E são as compulsões alimentares, acompanhadas das calorias ingeridas em excesso, que podem se transformar nos grandes vilões da barriga. "A região abdominal, normalmente, é a que tem a maior facilidade em depositar as gorduras, decorrentes de calorias ingeridas em excesso", comenta Débora.  De acordo com a nutricionista, o ideal seria que não se bebesse líquidos durante a ingestão de alimentos. "Além de aumentar a dilatação do estômago, beber água dificulta a digestão", explica. Mas se é difícil se deliciar com aquele saboroso prato sem um copo ao lado, vai a dica: "prefira, então, um suco de fruta cítrica, porque a vitamina C auxilia a absorção do ferro, provenientes das leguminosas e verduras". 




quarta-feira, 5 de novembro de 2008

COMO CHEGAR EM FORMA NO VERÃO


No Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso considerado ideal e, com a proximidade do verão, os quilos a mais parecem incomodar como nunca. A dobradinha alimentação balanceada e atividade física regular ainda é o melhor caminho para quem quer entrar em forma.


Parceria saudável

A atividade física regular é a parceira ideal da alimentação saudável. “Quando andam juntas potencializam a qualidade de vida e a longevidade”, explica o preparador físico Washington Sá. Ele revela que a programação ideal deve incluir atividade aeróbica – esteira e bicicleta ergométrica – e anaeróbica – musculação. Para quem não gosta de freqüentar academias, ele sugere atividades ao ar livre. “Caminhadas nos parques da cidade fazem bem ao corpo à mente e ainda por cima são gratuitas”, destaca.

Para que a preguiça não vença o anseio pela mudança no estilo de vida, Washington diz que é necessário optar por atividade que gere prazer. Ele reforça também a importância da avaliação prévia e da orientação profissional. “Muita gente acaba tendo lesões nas articulações ou problemas de coluna. É preciso aprender a conhecer seu organismo, observar suas peculiaridades e respeitar seus limites”, conclui.

Valem algumas dicas

"Para emagrecer com saúde, com perda de 2% a 5% do peso por mês, é preciso alimentação variada que atue na eliminação de toxinas”, orienta o nutricionista Leonardo Costa, que tem entre seus clientes atletas de alta performance, empresários e executivos. Restringir por conta própria a alimentação está fora de questão, assim como também é prejudicial adotar regimes prescritos para outras pessoas. O especialista esclarece que toda dieta deve ser elaborada sob medida para cada paciente, a partir da anamnese nutricional e de exames físicos e bioquímicos.

De qualquer forma, Leonardo dá dicas que são válidas para quem deseja fazer da alimentação uma aliada. “Quanto mais colorido o prato, mais saudável - cada cor reflete diferentes nutrientes. Os alimentos verdes, como couve a escarola, atuam na desintoxicação graças à clorofila. Já os alaranjados, como caju, são ricos em vitamina C, que auxilia na manutenção de tecidos. Por sua vez os vermelhos, como tomate, atuam contra a ação de radicais livres”, exemplifica.

Outra sugestão é fazer refeições bem longe da TV e do computador e preferencialmente sem pressa. “É preciso ter consciência do que se come e mastigar devagar e muito bem os alimentos. A sensação de saciedade só se manifesta cerca de 30 minutos após o início da refeição”, esclarece o nutricionista. Outro aspecto importante é hidratação. “Água desintoxica o organismo, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de gordura e na eliminação das fezes. Beba de 2 a 3 litros por dia”.

“Não acredite em dietas milagrosas. Para um resultado adequado são necessários: orientação profissional, mudança de hábito e tempo”, afirma Ivonete Castro, diretora do Golden Spa, em São Paulo.


Fonte: Carla Furtado (Vida Integral)